As obras do viaduto Teleférico sobre a BR-040 serão retomadas. O anuncio foi feito pela prefeita de Contagem, Marília Campos, ao lado do secretário municipal de Obras e Limpeza Urbana (Semobs), Rômulo Perilli, durante visita ao local das intervenções. As obras iniciam na próxima semana, no entanto, as equipes já estão trabalhando no local em intervenções de drenagem e contenção.
Marília Campos destacou que a integração das regiões Ressaca e Nacional com as regiões do Água Branca e Eldorado é o maior benefício da obra para a população e para a cidade, que é cortada pelas rodovias BR-040, BR-381 e via Expressa. A previsão é que 121 bairros e mais de 230 mil pessoas sejam beneficiados diretamente com a conclusão da obra. O investimento é de R$ 10,4 milhões da Caixa Econômica Federal pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.
“Contagem é uma cidade que tem um sistema viário muito importante para o seu desenvolvimento, mas que traz um problema para a população, para os bairros se integrarem. Hoje, as regiões Ressaca e Nacional se comunicam muito mais com Belo Horizonte, pois é mais fácil ir à capital mineira pela localização e o acesso, do que vir a Contagem. Seja para trabalhar, estudar e ter lazer. Quando inauguramos o Parque Sarandi, o Eldorado não sabia o que era o Sarandí, porque o pessoal daqui não vai para o lado de lá e do pessoal de lá não vem para cá. Então, nós temos regiões que têm pouca integração e a gente se conhece muito pouco. O sistema viário é fundamental para promover esse processo de integração e o viaduto será um passo importante para a integração”.
Marília Campos explicou que as obras estão sendo retomadas agora, pois houve a necessidade de intervenção da Procuradoria Geral do Município (PGM) para retirar três ocupações que estavam na área destinada ao viaduto. No último dia 8 de novembro, a Prefeitura conseguiu retirar o último ocupante ilegal da área. Ela ainda aproveitou a oportunidade para esclarecer aos moradores dos arredores do futuro viaduto que o projeto é o mesmo, com pequenas modificações em razão das tecnologias que surgiram nos últimos anos.
“O projeto original não teve grandes mudanças. Fizemos um plano B, que seria utilizado, se os invasores não fossem retirados. Como conseguimos, vamos executar o projeto original, com melhorias pontuais. Nós fazemos adaptações e melhorias, até porque, com esse tempo, surgem essas tecnologias novas”.
O vereador Denilson da JUC parabenizou o trabalho da prefeita e a retomada da obra que é importante para a região da Ressaca. “A gente sabe da importância da obra. Ela estava parada devido as situações de invasões, mas que bom que ela foi retomada. A gente espera que possa estar aqui com a comunidade para utilizar o quanto antes. A Prefeitura está de parabéns e quem ganha é a população com finalização desse sonho para todo mundo que trafega entre a Ressaca e o Eldorado”.
A ligação
O viaduto Teleférico vai ligar a avenida João Gomes Cardoso (Ressaca) à avenida Pio XII (Água Branca) que, por sua vez, segue para a avenida Teleférico. A região faz parte do Corredor Ressaca do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), conectando as regiões Ressaca, Nacional, Eldorado, Água Branca e Industrial. Ele vai da avenida Severino Ballesteros até a Via Expressa, num percurso de nove quilômetros de extensão. A expectativa que a redução no tempo de deslocamento entre as regiões chegue em algo entre 10 a 15 minutos.
Atualmente, a conexão entre as regiões da Ressaca e do Eldorado é feita pelo do túnel de integração localizado no bairro Morada Nova/Água Branca, sob a BR-040 e também pela rua dos Emboabas. A passagem é estreita diante do alto números de veículos que transitam todos os dias pelo local causam lentidão em todo tráfego que acaba refletindo por todo o sistema viário.
Estiveram presentes também os vereadores Bruno Barreiro, Edgard Guedes e Deisy Silva; o subprocurador do município João Alves; o presidente da Transcon, Saint Clair Terres; os administradores regionais (Ressaca), Rodrigo Tomaz, e Zezé Menezes ( Eldorado).
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS